Apoio para
Operações individuais promovidas por PME, de capacitação empresarial que visem a internacionalização dos modelos de negócio através da adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.
Beneficiários
PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Área geográfica abrangida
Regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).
Tipologia de Operações
Operações individuais promovidas por PME, de capacitação empresarial que visem a internacionalização dos modelos de negócio através da adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais, através das seguintes ações:
- Conhecimento dos mercados externos (feiras/exposições);
- Prospeção e presença em mercados internacionais (prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões inversas);
- Marketing internacional (ações de promoção), incluindo a utilização de ferramentas web (plataformas digitais);
- Presença online e e-commerce;
- Criação e promoção internacional de marcas;
- Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
- Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
Taxa de Apoio
Fase 1:
Apoio de 40% para empresas com volume de negócios internacional, em 2024, igual ou superior a 200.000€;
Fase 2:
Apoio de 50% (Norte, Centro, Alentejo) ou 40% (Lisboa, Algarve) para empresas com volume de negócios internacional, em 2024, inferior a 200.000€;
Nota: Investimento mínimo de 200.000€
Despesas Elegíveis
Contratação de até 2 profissionais qualificados (nível ≥6) com base salarial até 2.250€/mês.
Participação em feiras internacionais, incluindo aluguer, montagem e operação de stands
Consultoria externa especializada (não contínua), incluindo certificação de produtos, registo de marcas e auditorias.
Consultoria para integração de princípios ESG, como certificações ambientais (Rótulo Ecológico, EMAS).
Promoção da internacionalização: prospeção de clientes e ações em mercados externos.
Serviços de consultoria e subscrição digital, incluindo:
Estratégias de gestão digital e experiência do cliente (UX).
Criação e gestão de lojas online, marketplaces, SEO, SEA, redes sociais e campanhas digitais.
Marketing para dispositivos móveis e análise de dados web (Web Analytics)
Data de Candidatura
De 30/09/2025 a 31/03/2026, sendo as candidaturas avaliadas por fases:
Fase I: 30/12/2025 (17 horas);
Fase II: 31/03/2026 (17 Horas).
Nota: Toda a informação está disponível no link abaixo, não dispensa a consulta do regulamento do aviso de abertura do concurso.