Vocações do território
O Concelho de Gondomar situa-se no núcleo central da Área Metropolitana do Porto (AMP), encontrando-se a escassos quilómetros da cidade do Porto. A integração do concelho numa área metropolitana é tida como uma das grandes vantagens, comparativamente a territórios de menores densidades.
Gondomar tem uma posição privilegiada no território, pois é atravessado pelo rio Douro, beneficiando de uma extensão de, aproximadamente, 37 km, registando neste concelho o seu maior percurso dentro da AMP.
Gondomar dispõe de excelentes acessos rodoviários, destacando-se o IC29, com ligação à Via de Cintura Interna (VCI), e a A43 que permite o acesso rápido à principal rede de autoestradas nacionais, nomeadamente: A20; A3 e A28 (Norte); A4 e A41 (Litoral e Interior); A1 e A29 (Sul). Em termos de Estradas Nacionais, destaca-se a EN15, a EN 209, a EN108 e a EN222.
A nível aéreo, está a uma distância de, aproximadamente, 20 min do centro da cidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A nível fluvial, destaca-se o Porto de Leixões.
A nível ferroviário, Gondomar é abrangido pela C.P. através da linha férrea do Norte, com estação em Rio Tinto. Nas proximidades do concelho encontra-se a Estação Ferroviária de Campanhã. Relativamente às linhas de Metro, destaca-se a Linha F/Linha Laranja do Metro do Porto, que faz a ligação entre Fânzeres e Senhora da Hora.
No concelho de Gondomar são fortes os sinais que apontam para níveis elevados de qualidade de vida, tanto nas condições ambientais, como no dinamismo económico, nos equipamentos desportivos, escolares e de saúde, no património histórico e cultural classificado, no património industrial e natural, ímpar a nível nacional.
Destacam-se os espaços verdes urbanos e as paisagens surpreendentes intimamente relacionadas com o seu passado geológico, sendo compostas por seis serras intercaladas pelos vales marcados dos rios Ferreira e Sousa, albergando um vasto conjunto de valores patrimoniais naturais e culturais.
Gondomar usufrui de uma extensa margem do Rio Douro que torna o concelho único, permitindo o desenvolvimento de atividades de lazer e dinamização do comércio local, que fortemente contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.
O Rio Douro é um elemento do Património Natural que traduz uma das principais atrações turísticas do concelho de Gondomar, para todos quantos procuram o Turismo de Natureza, Turismo Náutico e Balnear.
No seu percurso, o Rio Douro apresenta paisagens surpreendentes que, aliadas à oferta de atividades náuticas, como passeios de barco, jet-ski, mota de água, vela, canoagem, remo, entre outras, e à gastronomia local, tornam o concelho um destino de eleição.
Ao nível de infraestruturas dispõe de marinas em Covelo e em Melres, equipadas para receber embarcações.
Oferece as mais belas praias fluviais do Douro, nomeadamente Lomba, Melres e Zebreiros.
Compreende um conjunto de espaços destinados a percursos pedestres e de bicicleta, destacando-se o Percurso pedestre entre Ribeira de Abade e Gramido, com uma extensão aproximada de 5 km e a ciclovia do Polis de Gondomar, com uma extensão de 2,6 km.
De referir que, Gondomar integra a Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto, que corresponde a uma unidade de paisagem intimamente relacionada com o seu passado geológico, sendo composta por seis serras intercaladas pelos vales marcados dos rios Ferreira e Sousa, albergando um vasto conjunto de valores patrimoniais naturais e culturais.
Adicionalmente, e de acordo com o Património Geológico de Portugal, Gondomar apresenta três geossítios de relevância nacional, nomeadamente: Afloramento de Sete Casais (Carbónico continental); Minas de Ribeiro da Serra e Alto do Sobrido (Mineralizações auríferas do norte de Portugal); e Mineralizações auríferas do norte de Portugal (Ordovícico da zona centro-ibérica). Estes elementos apresentam um importante valor educativo.
O património em toda a sua dimensão material e imaterial constitui a identidade de uma região, assumindo-se como um importante recurso em torno do qual se podem articular estratégias de desenvolvimento regional. É um testemunho da cultura humana, que transporta as necessidades sociais, económicas e culturais das gerações passadas.
O concelho de Gondomar possui um conjunto de elementos patrimoniais de elevado valor, destacando-se os Monumentos e Imóveis de interesse público:
No que respeita ao Património Industrial, é de referir a Indústria de Extração Mineira de São Pedro da Cova, que num passado ainda recente, empregou muitos habitantes da freguesia, sendo um símbolo dessa atividade industrial o Cavalete de S. Vicente.
Creche / Pré-Escolar
Ensino Básico
Ensino Secundário
Ensino Profissional
Equipamentos de prestação de cuidados primários / cuidados continuados integrados
Hospital
Farmácias
Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas
Centros de Dia
Centros de Atividades Ocupacionais (Deficiência)
Pavilhões Desportivos
Complexo Desportivo
Piscinas
Multiusos
Auditório Municipal
Museus
Centro Cultural
Anfiteatros
Ao nível de estabelecimentos de Segurança Pública, Prevenção e Socorro, destaca-se a Polícia Municipal, que prima pelo policiamento de proximidade, a Autoridade Municipal de Proteção Civil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gondomar e a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Gondomar-Valongo.
Quanto à oferta habitacional para habitação própria, Gondomar apresenta grande potencial pois dispõe de zonas para construção habitacional, sendo um dos maiores concelhos da Área Metropolitana do Porto.
Gondomar tem capacidade para atrair e fixar pessoas dado que também tem espaços urbanos em consolidação ou expansão.
O território do concelho de Gondomar possui 28 Espaços de Atividades Económicas e prevê a ampliação de Áreas Empresariais específicas para disponibilização de espaços para instalação de empresas, conforme Planta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal de Gondomar (consultar em: https://ws.cm-gondomar.pt:81/geoportal), com todas as infraestruturas necessárias ao seu bom funcionamento.
A maioria das Áreas Empresariais não se encontram totalmente ocupadas, existindo lotes livres para a instalação de empresas e pavilhões/edifícios abandonados que podem ser reabilitados.
Gondomar tem no seu território as mais importantes indústrias de transformação do ouro, assumindo a ourivesaria de Gondomar uma significativa percentagem da produção nacional, produzindo as mais belas filigranas do mundo.
Destaca-se que em Gondomar existe o único Centro de Incubação e Aceleração de empresas de Portugal focalizado nos setores de ourivesaria, joalharia, relojoaria e áreas adjacentes.